Value at Risk, VaR normalmente como medida de risco é geralmente referida a volatilidade da carteira de investimentos. No sentido em que quanto maior a volatilidade maior a incerteza (variância) em torno da rendibilidade esperada para a carteira. Value at Risk é constituída em unidades monetárias ou em percentagem do valar da carteira e refere-se à perda esperada, num determinado espaço de tempo e com um dado grau de confiança.
É a função de três parâmetros: distribuição, volatilidade e correlação das taxas de rentabilidade dos ativos constituintes da carteira de investimento. Comutativamente o value at risk é apurado pela seguinte fórmula:
Sendo Vp o valor de mercado da carteira p, zα o valor crítico da distribuição considerada (por exemplo, a normal) para o nível de confiança α (por exemplo, 95%),e σp o desvio-padrão da carteira P. Frequentemente, o pressuposto da “normalidade” das taxas de rendibilidade não se verificam na realidade.
Neste sentido, existem outras formas de cálculo do VaR, com base num histograma de taxas de rendibilidade, apura-se o valor (VaR) value at risk do qual ocorreram 95% das ocorrências.
A resposta não é fácil o modelo utilizado deve ter em consideração o tipo de ativos analisados (ações, obrigações, derivados) e a aderência da amostra de taxas de rendibilidade utilizada na estimativa das volatilidades e correlações, ao horizonte temporal do VaR.
Sendo assim a abordagem VaR normalmente como medida de risco é geralmente referida a volatilidade da carteira de investimentos. No sentido em que quanto maior a volatilidade maior para gestão de risco visa consolidar de uma forma consistente, um nível da organização ou entidade, os riscos inerentes a um portfólio de várias classes de instrumentos financeiros.
Os resultados são expressos como um único número o VaR em termos de perda esperada de máximo, o intervalo de confiança da perda (por exemplo, 1%) e o número de dias do período de risco (por exemplo, seis dias).
Apesar de o Value at Risk, VaR ser amplamente aceite pelos profissionais, académicos e reguladores como um componente chave das melhores práticas de gestão de riscos. Os produtos value at risk VaR disponíveis no mercado tendem a ser adequados apenas para instituições financeiras e outras organizações de grande porte devido à sua complexidade e alto custo.
Compreensão e gestão do risco é no entanto, tão importante para privados, investidores e pequenas e médias organizações, como são para organizações muito grandes.
Organizações e investidores em geral precisam de respostas. As respostas a estas perguntas será menor em valor absoluto para entidades de pequeno porte e operadores privados.
Mas não são proporcionalmente tão críticas quanto o são para grandes organizações para a gestão de risco. Value at risk VaR ferramentas tem por objetivo colocar a análise e gestão de risco utilizando a estrutura value at risk VaR ao alcance do investidor de pequenas e medias organizações, bem como os tradicionais usuários de grandes empresas de value at risk VaR.
A ferramenta de software de suporte e abordagem padrão, RiskMetrics, desenvolvido pela JP Morgan, que estão incluídas na versão completa da Hoadley Add-in fornece um conjunto poderoso de ferramentas de cálculo e para a montagem e verificação da base de informações (matrizes de correlação, fluxo de caixa, mapas), que são usadas como entradas para o processo.
A perda máxima não deve ser ultrapassada com um dada probabilidade (intervalo de confiança) durante um determinado número de dias. Por exemplo, só há uma chance de 5% para as perdas de uma dada empresa seja superior a 20 milhões de euros nos próximos seis dias.
Esta é a a medida VaR clássica. Valor com Risco Condicional (CVaR): O tamanho médio da perda que se pode esperar quando excede o nível de value at risk VaR é a perda em percentagem que se pode esperar ao longo de um determinado número de dias.
Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre o VaR. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.
Por imposição do governo é facilitado o acesso ao lay-off simplificado por via da Segurança… Ver mais>:
O contribuinte teve rendimentos obtidos no estrangeiro? Não sabe como vão ser tributados ou declarados?… Ver mais>:
O subsídio de alimentação, como se sabe gera dúvidas sobre valores, alterações legislativas, está assim… Ver mais>:
Sabe como fazer o seu currículo vitae? Todos os dias as empresas recebem currículos, a… Ver mais>:
Se o leitor quer fazer uma carta de despedimento, ou porque surgiu uma nova oportunidade… Ver mais>:
Calcular a margem de lucro é sempre o objetivo, para determinar se um negócio ou… Ver mais>: