Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Subsídios de Férias e Natal em Duodécimos

11

Subsídios de férias e natal em duodécimos, na altura de receber o seu salário, este pode traduzir algumas diferenças caso seja um reformado, funcionário público ou trabalhadores do privado. Devido às alterações no pagamento dos subsídios de férias e de natal e a mexida nos escalões de IRS, os Portugueses podem optar por receber como por inteiro ou por duodécimos.

Subsídios em DuodécimosO que muda nos subsídios de férias e natal em duodécimos;

– Reformados

Subsídio de férias:

Também os reformados vão sofrer as medidas previstas para os subsídios de férias e natal em duodécimos. Enquanto o país estiver sujeito ao plano de recuperação financeira irá ser suspenso o pagamento de 90% do subsídio de férias aos reformados do setor público e privado, cuja pensão seja superior a 1100 euros mensais. Aqui entram todas as pensões que recebe, como pensões de sobrevivência, subvenções e prestações pecuniárias. Os reformados que recebam entre os 600 e os 1100 euros vão sofrer uma redução no subsídio.

Neste caso existe a seguinte fórmula de cálculo:1.188-0,98 x valor da pensão mensal.

Exemplo, um reformado que tenha uma pensão mensal de 750 euros, irá receber 453 euros respeitante ao de subsídio de férias.

– Funcionários públicos

Subsídio de férias: Os funcionários públicos que ganhem até 665 euros por mês não vão sofrer nenhuma alteração ao seu subsídio de férias. No entanto os funcionários que recebam mais de 1100 euros vão ter o subsídio de férias cortado. De reter que entre os 665 e os 1100 euros vão ficar sujeitos a uma redução nesta prestação.

Neste caso existe a seguinte fórmula de cálculo: 1320-1,2 x remuneração mensal.

Exemplo, um contribuinte que tenha um rendimento base de 1000 euros, irá receber 120 euros respeitante ao de subsídio de férias.

Subsídio de Natal: Mesmo não sendo suspenso como já sucedeu antes este será pago de outra forma, ou seja em duodécimos conforme determinado pelo governo.

– Trabalhadores do setor privado

Subsídio de férias e natal:

Os trabalhadores do privado vão sofrer reduções nos subsídios em duodécimos, com diferenças óbvias em relação à função pública e reformados. Desta forma será estipulado o pagamento de 50% em duodécimos, enquanto o restante será pago nas alturas devidas antes das férias e até ao dia 15 de Dezembro. Neste caso existe uma exceção, os trabalhadores que não quiserem receber metade de cada um dos subsídios de férias e natal desta forma faseada em duodécimos, têm cinco dias para solicitar junto da empresa onde laboram, que não estão interessados em receber o seu salário em duodécimos.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre subsídios de férias e natal em duodécimos. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
11 Comentários
  1. arminda silva

    sou funcionaria publica,o meu vencimento saõ 487.46 euros como fica abaixo dos 600 euros foi- me comunicado pela pela ars norte que recebia o subsidio de ferias por inteiro e o de natal em duodécimos , tá correto ?

    1. Emprego Dinheiro

      Essa informação está correta, para os funcionários públicos, as regras determinam que haja eliminação progressiva, acima dos 600 euros de um subsídio e a diluição do outro pelos 12 meses do ano, e o seu pagamento seja realizado em duodécimos.

      1. arminda silva

        sabe me informar até quando vamos receber assim?

  2. JMercier

    Não percebo o porquê de toda esta confusão com os duodécimos no privado. Há muitas empresas a pagar os subsídios todos em duodécimos há muitos anos (eu já trabalhei numa onde é assim), e sem sequer pedir o parecer dos funcionários. Estão a infringir a lei?

  3. Luisa Sousa

    Bom dia,

    Na empresa onde trabalho houveram mais votos para não receber em duodécimos do que sim.. A minha dúvida: é necessária unanimidade ou cada um recebe da forma que escolheu?

    Obrigada

    1. Emprego Dinheiro

      Muito se agradece a sua questão, cada trabalhador é chamado a escolher e comunicar à empresa a sua decisão nos cinco dias posteriores à publicação da lei, a sua decisão é pessoal, não carecendo de unanimidade optando ou não pelo pagamento em duodécimos.

  4. Luis cunha

    segundo a informação que tinha as pensões inferiores ao salário mínimo não seriam pagas em duodécimos sendo o meu caso no entanto este mês lá vinham os tais duodecimos,será a situação correta agradeço resposta muito obrigado.

    1. Emprego Dinheiro

      Obrigado pelo seu comentário, assim em 2013, os pensionistas que recebem até 600 euros mantêm os dois subsídios (o de Natal será diluído em 12 meses).

  5. Domingos de Sousa Coutinho

    Agradecia esclarecimento seguinte:

    Sou Reformado Privado-recebo 613,47 Eur, estou a receber mensalmente 653,30-confirmado
    susbidio Natal em duodécimos já com descontos, quanto receberei de subsidio de Férias e quando??
    Normalmente era em Julho e agora??

    Obrigado antecipadamente pelo possivel esclarecimento.

  6. susana

    ola…eu trabalho num lar .faco horario nocturno.trabalho 2 dias descanso dois dias.recebo ordenado minimo e mais o subcidio de turno.e desconso isso tudo 11%….como sei o quanto vou receber do duodecimo em cada mes?

  7. Ricardo

    Boa tarde,

    No inicio do ano optei pelos duodécimos, mas surgiu uma questão agora que não percebo mesmo. Em Julho recebi cerca de 1500€, enquanto agora vou receber à volta de 1200€. Mesmo com a situação dos duodécimos não devia receber mais ou menos o mesmo??

    Obrigado.

Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies