Para si que tem um crédito habitação, sabe que este consome uma fatia importante das despesas do seu orçamento familiar, e as poupanças no crédito habitação dão que pensar. Durante um certo tempo, as pessoas que detinham créditos habitação pensavam que negociando os spreads; a TAE; a adesão a outros produtos; a escolha da Euribor a 3, 6 ou 12 meses; a entrada inicial com a instituição bancária; conseguiam a redução efetiva da sua prestação, mas com o clima económico atual, poupar no crédito habitação deve ser feito de uma forma mais abrangente, então que opções existem?
Este seguro a exemplo de seguro de vida é inseparável aquando da existência de poupanças no crédito habitação, mostrando-se pouco atrativo com o passar do tempo em termos gerais. Faças as contas e calcule o custo benefício da mudança para outra seguradora mais competitiva. Tenha atenção ao contrato se existe a possibilidade de transferência de negociação e penalizações. Invista um pouco do seu tempo em consultar o mercado em termos de custo dos prémios e coberturas e tente negociar em conjunto os seguros de vida e multirriscos em várias seguradoras.
Como todos sabem um crédito habitação implica a adesão a um seguro de vida, que muitas vezes é recomendado pelo próprio banco onde o crédito e feito. Só que as coberturas e o prémio normalmente não são os melhores face à concorrência, pondere então a transferência do seu seguro de vida associado ao crédito, para outra seguradora poupando desta forma dinheiro. Pode estar previsto uma penalização pela mudança de seguro de vida, se efetivamente assim for, calcule a diferença entre o novo prémio a pagar e a penalização e estenda isso no tempo da duração de contrato.
Se não sabe ao certo quanto paga e porquê, o melhor é consultar detalhadamente os seus extratos bancários e interrogar-se para onde vai o seu dinheiro. Tenha sempre presente a poupança, deve identificar os produtos e simplesmente corte eliminando o está a mais e não necessita ou substitua por outros idênticos e mais baratos. Exemplos práticos são os cartões de crédito, muitas vezes contratados aquando da contratação do crédito habitação, assim sendo se não for penalizado pela subida de spread, substitua por outros muitas vezes em promoção no seu banco.
Já pensou em amortizar o seu crédito antes do tempo? Ora bem esta solução é vantajosa mas… exige disponibilidade financeira. As vantagens estão à vista, amortiza o capital em divida e logo vai pagar menos juros sobre a sua divida de crédito habitação, gerando automaticamente poupanças mensais a curto e a longo prazo. Na altura do natal e das férias, com os respetivos subsídios, pode fazer amortizações parciais. Neste caso da amortização antecipada, tenha especial atenção, se quando a TAE do seu crédito é muito baixa, pode existir opções de investimento mais rentáveis do que a amortização do seu crédito habitação.
Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre as poupanças no crédito habitação. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.
Por imposição do governo é facilitado o acesso ao lay-off simplificado por via da Segurança… Ver mais>:
O contribuinte teve rendimentos obtidos no estrangeiro? Não sabe como vão ser tributados ou declarados?… Ver mais>:
O subsídio de alimentação, como se sabe gera dúvidas sobre valores, alterações legislativas, está assim… Ver mais>:
Sabe como fazer o seu currículo vitae? Todos os dias as empresas recebem currículos, a… Ver mais>:
Se o leitor quer fazer uma carta de despedimento, ou porque surgiu uma nova oportunidade… Ver mais>:
Calcular a margem de lucro é sempre o objetivo, para determinar se um negócio ou… Ver mais>:
Ver comentários
Parabéns por sua publicação.