Calcular a margem de lucro é sempre o objetivo, para determinar se um negócio ou empresa é rentável. Desta forma o investimento torna-se quantificável. É essencial não fazer confusão entre margem de lucro e vendas, visto que os custos inerentes à produção podem ser altos também.
No geral as pessoas têm ideia que nas empresas o foco é no mark-up, ignorando que as vendas devem cobrir as todas as despesas de produção, mas tal não verifica as despesas fixas estão sempre presentes. Os empresários ao criar uma empresa, devem incluir as despesas fixas que devem estar incluídas no valor final apresentado nas vendas.
Deste modo chegamos à margem bruta, ou seja, os custos ou despesas e a receita liquida menos os impostos devidos pelas vendas. Pensando melhor este conceito faz referência aos custos operacionais, mas não determina a verdadeira margem de lucro, (lucro presumido), neste caso se a organização tiver muitos custos financeiros, pode ter uma margem operacional boa, mas com prejuízo. Devemos considerar que a margem liquida é definida entre o lucro e as vendas que a empresa gera.
Deste modo a margem real é uma percentagem que permite conhecer quanto é que uma empresa ou organização obtém de retorno por cada euro das suas vendas. Uma margem de 40% corresponde a um lucro de quarenta cêntimos por cada euro de vendas.
Para começar devemos ter em atenção o preço da venda e o retorno das vendas
Margem de lucro = preço de venda – custo de produção ou preço de venda x 100
Exemplo:
Preço da venda: 200 euros
Custo de produção: 120 euros
Margem de lucro: (200 – 120) / 200 x 100 = 40%
Calcular a margem é o essencial na venda, senão sabe que preço praticar para um serviço ou produto, mas sabe as despesas que obteve na produção, a solução é vender o mais caro possível e claro fazer crescer o seu negócio.
Mark-up = (Lucro unitário) / (Custo Variável por unidade) = (Preço – Custo Variável por unidade)/(Custo variável por unidade)
Margem lucro bruto = (Receita Líquida – Despesas Operacionais)/Receita Líquida
Margem lucro líquida = (Receita Líquida – Custos+Despesas)/Receita Líquida
As empresas devem usar as três formulas, com as suas limitações e benefícios respetivamente.
Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.
Por imposição do governo é facilitado o acesso ao lay-off simplificado por via da Segurança… Ver mais>:
O contribuinte teve rendimentos obtidos no estrangeiro? Não sabe como vão ser tributados ou declarados?… Ver mais>:
O subsídio de alimentação, como se sabe gera dúvidas sobre valores, alterações legislativas, está assim… Ver mais>:
Sabe como fazer o seu currículo vitae? Todos os dias as empresas recebem currículos, a… Ver mais>:
Se o leitor quer fazer uma carta de despedimento, ou porque surgiu uma nova oportunidade… Ver mais>:
A escolha é sua, mas na realidade existe muitos consumidores a comprar online no estrangeiro,… Ver mais>: