Categorias: dinheiro

Investir em Ouro Sim ou Não?

Partilhar

A história demonstra dois factos primordiais investir em ouro, tende a ser bastante estável porque a sua produção é lenta e cara e em períodos de instabilidade o ouro tende a valorizar-se dado ser um produto seguro para os investidores. Assim, em períodos de crise o ouro pode ser efetivamente um bom investimento, principalmente para quem não dominar o funcionamento dos mercados financeiros. Fora dos períodos de crise poderá não ser um investimento assim tão interessante, uma vez que resolvida a turbulência os investidores tendem a desinvestir no ouro para investir em outros títulos.

Saiba como pode investir em ouro

Dos mais antigos metais preciosos da história, detentor de status, poder e segurança em momentos de guerras e crises, o ouro, volta a brilhar não como joia, mas como e onde investir. Este metal está em alta no mercado e é uma boa opção para quem busca um investimento mais conservador e rentável. Porto seguro em momentos de guerras e crise, o ouro é o investimento mais antigo que existe.

Usado, principalmente, como moeda de troca desde a antiguidade, também adquiriu estatuto monetário nos finais do século XVIII. Um dado interessante é que a maior parte do ouro produzido no mundo todo é absorvido pelos próprios estados, para cunhagem de moedas e principalmente para reservas bancárias como garantia de equilíbrio comercial.

O ouro é um dos bens de maior liquidez, pode ser prontamente negociado, a qualquer tempo e em vários mercados financeiros do mundo todo. Além disso, as comissões sobre negociações do metal nobre são, praticamente, as mesmas cobradas na compra e venda de ações. Ou seja, o tempo necessário para uma negociação com ouro é a mesma que para outros títulos. Nos últimos anos houve uma valorização substancial  do preço do ouro, confirmando assim que é uma ótima opção para diversificar a carteira do investidor.

Comprar e vender ouro

Investir em ouro pode ser uma boa alternativa de investimento mas, certamente, não é a melhor, nem a mais fácil e nem mesmo a mais prática. Por isso e por outras desvantagens que apresenta, exige uma atenção redobrada do investidor. A rentabilidade é sem dúvida, um dos motivos deste investimento tornado tentação. Por ser cotado em dólar, a variação cambial do ouro é a primeira desvantagem da aplicação.

Não é demais  lembrar que o ouro também não rende juros mensais.  Fazer aplicações e investir em ouro também exige disposição, tempo, paciência e sobretudo conhecimento. É necessário abrir uma conta em uma corretora e negociar a compra e venda através de operações na bolsa de valores.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre investir em ouro. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Publicado por:
Rui Quintas

Artigos recentes

Lay-off Simplificado Apoios e Regras

Por imposição do governo é facilitado o acesso ao lay-off simplificado por via da Segurança… Ver mais>:

Rendimentos Obtidos no Estrangeiro

O contribuinte teve rendimentos obtidos no estrangeiro? Não sabe como vão ser tributados ou declarados?… Ver mais>:

Subsídio de Alimentação: O Que Deve Saber

O subsídio de alimentação, como se sabe gera dúvidas sobre valores, alterações legislativas, está assim… Ver mais>:

Como Fazer o Seu Currículo

Sabe como fazer o seu currículo vitae? Todos os dias as empresas recebem currículos, a… Ver mais>:

Carta de Despedimento: Como se Faz

Se o leitor quer fazer uma carta de despedimento, ou porque surgiu uma nova oportunidade… Ver mais>:

Margem de Lucro: como Calcular

Calcular a margem de lucro é sempre o objetivo, para determinar se um negócio ou… Ver mais>: