Procurar Casa para Arrendar
Está a procurar casa para arrendar? Tem também uma casa para alugar? Então este artigo é para si claro! Vão ser aqui enumerados um conjunto de conselhos sobre arrendamento, para garantir que ambas as partes senhorios e inquilinos fazem um bom negócio, seguindo a tendência crescente de muitos Portugueses.
– Pretende procurar casa para arrendar
A ideia base é que tipo de casa pretende, os valores do aluguer e a localização pretendida, mobilado ou não e outras condições de habitabilidade e de conforto.
– Amadureça as suas ideias
Pesquise na zona pretendida os preços praticados, utilize a internet e fique a conhecer os preços médios de arrendamento praticados.
– Visite a casa para arrendar
Marque uma visita e veja o estado geral do imóvel, a nível interno e mesmo externo, verifique todos os pormenores e depois enumere-os ao proprietário, como por exemplo o sistema elétrico.
– Peça sempre informações
As pessoas que pretendem arrendar uma casa, devem sempre ter o cuidado de pedir informações e documentos sobre o imóvel ao proprietário, como por exemplo; certificado energético, licença de utilização, certidão da escritura e caderneta predial. Os proprietários também devem pedir aos futuros inquilinos, fotocópia do cartão do cidadão e os últimos recibos de vencimento, analisando assim a capacidade de pagamento do aluguer.
– Precauções na hora de assinar contrato
Em termos de contrato de arrendamento este deve ser efetuado por escrito, onde consta proprietários e arrendatários e o imóvel em causa, o valor da renda, duração do contrato, pagamentos e a devida atualização de acordo com a taxa de inflação, deveres e as obrigações de cada uma das partes, prazos de denúncia e não renovação do contrato. Na celebração do contrato de arrendamento, tem de pagar imposto de selo, 10% sobre o valor do arrendamento.
– Garantias do senhorio
O senhorio pode pedir ao arrendatário a existência de um fiador, bem como o pagamento de uma caução.
– A existência de recibos
Além de ser uma garantia do pagamento de alugueres é também dedutível no IRS o valor pago, até ao limite de 502 euros.
– Mediação imobiliária
Nesta situação a imobiliária, vai ser uma opção sempre a ter em conta, ela vai cuidar e tratar do processo de arrendamento por si.
– Outras situações
Deve ficar no contrato de arrendamento, nomeadamente a possibilidade ou não do arrendatário efetuar obras ou a sublocação do imóvel.
Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre como procurar casa para arrendar. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.