Como e Onde Investir
Como e onde investir, devido à conjuntura económica e financeira em alguns países europeus a austeridade e a crise andam de mãos dadas, sendo quase impossível ficar alheio aos meios de comunicação social que tanto veiculam, vezes sem conta. Mas será o investimento contrário à crise? A crise abre também novas oportunidades, esteja atento muita gente famosa fez a sua fortuna nestas ocasiões, mas a nossa experiência de vida deve ser levada em conta e a prudência deve afinal ser valorizada.
Devemos então classificar necessidades monetárias:
- Poupança para aquisição de material informático – necessidade a curto prazo (1 ano), aplicar em depósitos a prazo ou fundos de mercado monetário.
- Poupança para estudos dos filhos – necessidade a médio prazo (1 a 5 anos).
- Poupança para efeitos de reforma – necessidade de longo prazo (mais de 5 anos), fundos de pensões.
Perfis diferentes de risco, investimentos diferenciados onde investir:
- Fundos de mercado monetário – perfil prudente, curto prazo
- Fundos de obrigações ou mistos – perfil dinâmico, de médio prazo
- Fundos de ações ou mistos – perfil de risco, de longo prazo
Para melhor orientação, na hora de investir em tempos apertados de crise, e nunca esquecendo a prudência, seguem-se um conjunto de atitudes a serem tomadas:
Depósitos a prazo, compare e negociei com os bancos a rentabilidade, aposte mesmo em depósitos no estrangeiro. Aposte em ações se quer ganhar, os mercados acionistas são os que mais rendem no longo prazo. Não se deixe vencer pela emoção. Se não percebe, invista apenas no que conhece e percebe.
Cuidado com os conselhos de amigo sobre investimentos milagrosos que só alguns sabem.
Informação, estudo e análise nunca fizeram mal a ninguém. Controle os custos das comissões, a rotação da carteira de investimentos e o desempenho passado. A regra é diversificar o seu investimento levando em conta o seu perfil de risco e não investir a médio e longo prazo valores que pode vir a necessitar.
Não perca a oportunidade de seguir este conjunto de regras, para o ajudar como e onde investir em tempos de crise. Transmita-nos as suas opiniões e deixe um comentário.