Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Calcular Valor da Indemnização se for Despedido

1

Foi despedido? Tem dificuldade e curiosidade sobre como calcular o valor da indemnização que vai receber depois de perder o seu emprego e ser despedido? Por determinações do governo Português, que impôs reduções nos valores a serem pagos em caso de despedimento aos trabalhadores afetados por esta fatalidade. Estas alterações nada populares veio trazer a confusão e dúvidas sobre esta medida nas indemnizações por justa causa.

Valor da IndemnizaçãoFactos concretos para calcular o valor da indemnização;

  • Contratos de trabalho anteriores a 31 de Outubro de 2012, o funcionário vai ter direito a 30 dias por cada ano de trabalho.
  • Quando os contratos de trabalho foram redigidos entre 1 de Novembro de 2012 e 30 de Setembro de 2013, o valor de indemnização será de 20 dias por cada ano de trabalho efetivo mas imposto um máximo de 10 anos de antiguidade na empresa.
  • Se o trabalhador for contratado depois de 1 de Outubro de 2013, dá direito a uma redução compensatória de 18 e 12 dias respetivamente.
  • Existe assim lugar a compensação a correspondente a 18 dias de salário por cada ano de trabalho nos três primeiros anos e 12 dias nos anos seguintes.
  • Assim sendo, foi determinado também que existe um máximo para retribuição mensal, que serve de cálculo determinando as compensações.
  • A existência de um teto de até 9.700 euros, que são 20 vezes a sua retribuição mensal mínima.

A Autoridade das Condições do Trabalho, ACT, dando seguimento às determinações governamentais disponibiliza simuladores para deste modo ajudar todos aqueles que se vêm nas circunstâncias de serem despedidos.

Aqui fica o “simuladores para calcular o valor das indemnizações

Este simulador faz o calculo da compensação dos anos que o trabalhador este ao serviço e também as importâncias devidas referentes a subsídios de férias e natal. De salientar que este simulador não faz as contas a importâncias que, eventualmente sejam devidas à Segurança Social e à Autoridade Tributária.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre como calcular o valor da indemnização se for despedido. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
1 Comentário
  1. nelson

    Boa noite trabalho para uma empresa desde 01-08-1989 . Apos o seu encerramento como posso saber o valor da minha indemenizacao pois pelo advogado da empresa eu tenho direito a um mes por cada ano ate 2012 e depois mais nada.

    Obrigado

Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies