Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Margem de Lucro: como Calcular

Quer saber como calcular a margem de lucro? Tem uma empresa e têm dúvidas...

0

Calcular a margem de lucro é sempre o objetivo, para determinar se um negócio ou empresa é rentável. Desta forma o investimento torna-se quantificável. É essencial não fazer confusão entre margem de lucro e vendas, visto que os custos inerentes à produção podem ser altos também.

margem de lucro

Como calcular a margem de lucro

No geral as pessoas têm ideia que nas empresas o foco é no mark-up, ignorando que as vendas devem cobrir as todas as despesas de produção, mas tal não verifica as despesas fixas estão sempre presentes. Os empresários ao criar uma empresa, devem incluir as despesas fixas que devem estar incluídas no valor final apresentado nas vendas.

Deste modo chegamos à margem bruta, ou seja, os custos ou despesas e a receita liquida menos os impostos devidos pelas vendas. Pensando melhor este conceito faz referência aos custos operacionais, mas não determina a verdadeira margem de lucro, (lucro presumido), neste caso se a organização tiver muitos custos financeiros, pode ter uma margem operacional boa, mas com prejuízo. Devemos considerar que a margem liquida é definida entre o lucro e as vendas que a empresa gera.

Deste modo a margem de lucro real é uma percentagem que permite conhecer quanto é que uma empresa ou organização obtém de retorno por cada euro das suas vendas. Uma margem de 40% corresponde a um lucro de quarenta cêntimos por cada euro de vendas.

Vamos a exemplos práticos de cálculo;

Para começar devemos ter em atenção o preço da venda e o retorno das vendas

Margem de lucro = preço de venda – custo de produção ou preço de venda x 100

Exemplo:

Preço da venda: 200 euros

Custo de produção: 120 euros

Margem de lucro: (200 – 120) / 200 x 100 = 40%

Fórmula para calcular preço de venda

Calcular a respectiva margem lucro é o essencial na venda, senão sabe que preço praticar para um serviço ou produto, mas sabe as despesas que obteve na produção, a solução é vender o mais caro possível e claro fazer crescer o seu negócio.

Mark-up = (Lucro unitário) / (Custo Variável por unidade) = (Preço – Custo Variável por unidade)/(Custo variável por unidade)

Margem lucro bruto = (Receita Líquida – Despesas Operacionais)/Receita Líquida

Margem lucro líquida = (Receita Líquida – Custos+Despesas)/Receita Líquida

As empresas devem usar as três formulas, com as suas limitações e benefícios respectivamente.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Veja Também:

Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies