Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Como Declarar os Alugueres no IRS

0

Algumas dúvidas surgem quando se trata de IRS e neste caso particular, sobre como declarar os alugueres no IRS. Os rendimentos que recebe devido a alugueres que possui, deve optar por englobamento ou por uma taxa autónoma. Em termos práticos se o leitor possuir rendimentos  de apartamentos ou moradias, que tem arrendadas tem dois caminhos a seguir. O englobamento de rendimentos e a taxa autónoma que são a 28%. No caso particular da taxa autónoma, o inquilino pode continuar a apresentar e a deduzir despesas como por exemplo, conservação do imóvel, seguros e eletricidade.

declarar os alugueres

Como declarar os alugueres no IRS então;

Em termos declarativos, relativamente a rendimentos prediais, respeitantes a imóveis arrendados, estes deverão ser declarados no IRS, através do anexo F.

A legislação aplicada pode suscitar algumas más interpretações relativamente à taxa autónoma, no que diz respeito ao rendimento líquido e bruto e a qual deles se abate na realidade as deduções ao rendimento predial. No entanto é de assinalar que os artigos 41.º e 72.º do código do IRS. A taxa autónoma não prejudica os contribuintes, portanto as despesas são serão deduzidas ao rendimento líquido com a taxa de 28%. Depois de deduzidas as despesas de manutenção e de conservação do sujeito passivo, bem como o pagamento do IMI e o respetivo imposto de selo.

Se o proprietário optar pelo englobamento, deve ter em atenção que no início do ano deve pedir à autoridade tributária o certificado dos rendimentos de capitais. Sendo que se não o fizer pode não ter a possibilidade de as finanças aceitarem a sua opção pelo englobamento.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre como declarar os alugueres no IRS. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies