Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Fórmulas de Calculo de Juros

0
Mais duas fórmulas com exemplos práticos que podem ser aplicadas para esclarecer aquelas dúvidas sobre fórmulas de calculo de juros, que muitas vezes todos nós temos.

calculo de Juros

Exemplos de juro simples e composto

O juro simples

O juro simples, ou seja, o juro relativo a um determinado período de tempo, corresponde ao capital a multiplicar pelo valor da taxa de juro nesse mesmo período. O juro simples é também definido como “juro corrido”.

Exemplo
Para um capital de 6000 euros, aplicado durante um ano a uma taxa de juro nominal (r) de 4%, o juro simples será de 240 euros.

Juro = C x r = 6000 x 0,04 = 240 euros

O juro composto

O juro composto consiste na capitalização dos juros simples. No juro composto, o juro simples obtido em cada período é adicionado ao capital inicial, constituindo um novo capital. Os juros são, assim, capitalizados verificando-se juros de juros ou a formação de um capital crescente.

“Capitalização” significa, assim a incorporação do juro simples no capital, obtendo-se um novo capital (maior que o inicial), o qual vai ser também ele remunerado. Enquanto o juro simples cresce à medida com o tempo vai decorrendo, o juro composto cresce mais do que proporcionalmente com o tempo. Aprenda aqui como calcular os juros bancários.

Exemplo; 
Para um capital inicial de 6000 euros, remunerado à taxa de juro de 4% e capitalização semestral, o juro simples no 1º semestre é de 120 euros e no 2º semestre de 122,40 euros.
                    

0,04
Juro = 6000x  ——  x6 = 120 euros

12

Somando o juro simples obtido no 1º semestre ao capital inicial, obtemos um capital de 120 euros. Assim, o juro simples no 2º semestre é:

0,04
Juro = 6120x  ——  x6 = 122,40 euros

12

Concluindo é que, para uma mesma taxa de juro, quanto maior for a frequência de pagamento de juros, maior será o juro composto que se obtém no final do período sobre as fórmulas de calculo de juros.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre fórmulas de calculo de juros. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies