Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Assume o Risco?

Risco e retorno nos mercados financeiros é uma relação incontornável, esta relação, ou Tradeoff, assenta no princípio e assume o risco

0

Uma das questões mais importantes para quem investe nos mercados financeiros é entender a relação entre risco e retorno. Assume o Risco? Essa relação é incontornável, pois significa que quanto maior for o risco de um investimento, maior será o seu retorno potencial. Mas o que é o risco e como se mede? E como se pode maximizar o retorno de um investimento, tendo em conta o seu nível de risco?

Assume o Risco

Investimento risco e capital

O risco é a possibilidade de um investimento não gerar o retorno esperado ou até mesmo provocar uma perda de capital. O risco está associado à incerteza sobre o comportamento futuro dos preços dos ativos financeiros, que dependem de vários fatores, como as condições económicas, políticas, sociais, ambientais, entre outros. Quanto maior for a incerteza, maior será o risco.

Retorno é a remuneração que um investidor recebe por aplicar o seu dinheiro num determinado ativo financeiro. O retorno pode ser expresso em termos absolutos (valor ganho ou perdido) ou em termos relativos (percentagem de variação do preço do ativo). Desta feita o retorno também depende de vários fatores, como a rentabilidade do ativo, os dividendos pagos, as taxas de juro, a inflação, a taxa de câmbio, entre outros. Quanto maior for a rentabilidade, maior será o retorno.

Relação entre risco e retorno

A relação entre risco e retorno nos mercados financeiros pode ser representada por uma curva ascendente, que mostra que os investimentos com maior risco têm maior retorno potencial e vice-versa. Essa curva é chamada de tradeoff ou fronteira eficiente. O tradeoff assenta no princípio de que os investidores são avessos ao risco e exigem uma compensação adequada pelo risco que assumem. Assim, um investimento com baixo risco tem um retorno modesto, enquanto um investimento com alto risco tem um retorno elevado.

No entanto, nem todos os investimentos seguem essa relação linear. Existem investimentos que apresentam um risco desproporcional ao seu retorno, ou seja, têm um risco elevado e um retorno baixo ou têm um risco baixo e um retorno alto. Esses investimentos são considerados ineficientes e devem ser evitados pelos investidores. Por outro lado, existem investimentos que apresentam um risco proporcional ao seu retorno, ou seja, têm um risco e um retorno adequados ao seu perfil. Estes investimentos são considerados eficientes e devem ser preferidos pelos investidores.

Para escolher os melhores investimentos nos mercados financeiros, é preciso levar em conta não só a relação entre risco e retorno, mas também outros fatores, como o horizonte temporal, os objetivos financeiros, a tolerância ao risco e a diversificação da carteira. Cada investidor tem as suas próprias características e preferências, pelo que deve procurar os investimentos que melhor se adequam ao seu perfil e às suas necessidades. Uma forma de fazer isso é recorrer à ajuda de profissionais qualificados e experientes, que podem orientar os investidores na tomada de decisões informadas e conscientes.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações como assume o risco. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies