Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Abrir Conta Bancária Noutro País da UE

0

Ao longo da vida pode ter necessidade de abrir conta bancária noutro país da UE, mas não sabe quais os procedimentos a adotar enquanto cidadão Português. Na era digital e das comunicações de proximidade, pode assim agilizar o envio de documentação necessária para abertura de contas bancárias em qualquer parte do mundo, no entanto pode e deve ser requerido a presença do cliente, bem como o devido reconhecimento de documentos em embaixadas ou outras instituições públicas. 

Pode assim abrir conta bancária noutro país da EU

Leia também: Depósitos a prazo os melhores 

Como nem todas as instituições bancárias se regem pelas mesmas politicas, podem ser pedidos dados ou informações relevantes para quem pretende abrir conta a clientes não residentes e mesmo até não ser aceite a sua pretensão de abertura de conta. Quando se dirige a uma instituição financeira pode ser necessário prova documental da sua residência, ou então prova de atividades comerciais no pais onde deseja abrir conta.

Não discriminando os cidadãos estrangeiros no espaço Europeu, existe liberdade por parte do banco em aceitar ou não a abertura de contas bancárias, no entanto o investidor ou depositante pode assim apresentar uma reclamação por escrito justificando o porquê da não aceitação da abertura de conta, pode também apresentar queixa perante a o regulador, neste caso os bancos nacionais de cada estado membro. 

Legislação mais abrangente 

Leia também: Depósitos prazo o que sabe sobre eles? 

A união Europeia, deliberou em 2014 com base numa diretiva que não poderia haver discriminação dentro do espaço Europeu a abertura de conta bancarias em outro país só porque residem ou trabalham noutro estado membro. Assim sendo a União Europeia pretende colocar as instituições bancárias em pé de igualdade e tornando o acesso à abertura de contas mais transparente e uniforme nos vários estados membros.

O mesmo também se justifica hoje em dia pela grande mobilidade de pessoas em circulação na Europa e no mundo globalizado onde cada cidadão poderá abrir conta bancária noutro país da UE, onde por motivos pessoais, de trabalho ou até mesmo de rentabilidade, poderá ver assim facilitada a sua abertura de conta, muitas vezes a milhares de quilómetros de distância do seu país natal. 

Leia também: O euro e os mercados 

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre como abrir conta bancária noutro país da UE. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário, sobre como abrir conta bancária noutro país da UE.

Veja Também:

Deixar Resposta