Quais os Motivos para ser Despedido

0

Em tempos de alterações e de mexidas no código laboral, o governo lança e aprova um junto de motivos para ser despedido. Tendo em vista que a extinção do posto de trabalho por falta de inadaptação do trabalhador tem novas regras. Como se sabe até agora o motivo válido para despedimento era a antiguidade, onde os funcionários mais novos no posto de trabalho ou na empresa eram os sacrificados.

 motivos para ser despedido

Leia também: Fundo de garantia salarial

Os motivos para ser despedido vão passar a ser cinco;

  • Avaliação de desempenho, neste caso os funcionários com pior avaliação podem ver o seu posto de trabalho em risco.
  • Habilitações académicas e profissionais, como se pode deduzir os funcionários com piores habilitações podem ser os mais penalizados.
  • Quando a empresa tiver que escolher entre dois funcionários a despedir, a opção irá recair sobre o funcionário que seja oneroso.
  • A experiência profissional, será determinante em certas circunstâncias, onde a empresa pode optar pelo funcionário com mais experiência de trabalho.
  • A antiguidade será de todos os motivos enumerados anteriormente para despedimento, como aquele menos relevante à luz destas alterações.

Leia também: Insolvência o que deve saber

Resta ainda referir que faltam ainda divulgar quais os aspetos e ter em conta e o modo como estes critérios serão aplicados, nomeadamente, como poderá ser feita a avaliação de desempenho, no entanto o governo divulga que os funcionários têm de conhecer previamente os parâmetros da sua avaliação.

Leia também: Novas alterações ao código de trabalho

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações, sobre quais os motivos para ser despedido. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Veja Também:

Deixar Resposta