impostos

Deduções na Declaração de IRS



Fique a saber quais as deduções e respetivos limites, que pode deduzir na sua declaração de IRS. Com este início de ano, muitos Portugueses começam desta forma a reunir as despesas que podem ser apresentadas aquando da apresentação da sua declaração anual de IRS, alcançando assim o máximo de deduções aceites pela autoridade tributária. Desta forma na declaração de 2014 relativamente ao IRS de 2013, as famílias podem assim deduzir até 1.250 euros em despesas e 100 euros em encargos com benefícios fiscais. Importa referir claro, os limites nas deduções descem conforme o escalão familiar aumenta. Como toda a gente sabe, as medidas governamentais de contenção de gastos transcritos nos sucessivos orçamentos de estado e por imposições da troika, levam a que a restrição de despesas se volte a verificar.

deduções na declaração de IRS

Quais as deduções a apresentar no seu IRS;

Leia também: Tabelas de retenção na fonte

- Pensão de Alimentos

Estas deduções permanecem inalteradas, onde a percentagem será de 20% com um tecto máximo de 419,22 euros por mês e por beneficiário.

- Saúde

Estas despesas populares a nível de IRS, permanecem inalteradas em relação ao ano transacto, mas só podem ser deduzidas estas despesas até 10% com limite de 838,4 euros.

- Encargos com lares

Podem deduzir 25% dos valores suportados com lares e apoio domiciliário, até ao limite de 403,75 euros, neste tipo de despesa deduz as suas despesas próprias, de ascendentes e colaterais até ao 3º grau, com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional.

- IVA das faturas

Como já muito veiculado pelo governo onde este por via fiscal promete devolver 15% do valor pago em IVA nas despesas em hotéis, restaurantes, cabeleireiros e reparação de automóveis. O limite são 250 euros, quando pede a sua fatura pode ficar habilitado ao sorteio de automóveis, não perca!

Leia também: Dedução do IVA no IRS

- PPR

Se é daqueles Portugueses que possui um plano de poupança reforma, neste caso deduz à coleta 20% do seu investimento. No caso dos PPR estes estão indexados ao escalão de rendimento.

- Donativos

Se é detentor deste benefício fiscal e fez donativos feitos a instituições da administração central, regional, local e fundações, pode deduzir até ao limite de 15% da coleta.

- Habitação

Com as despesas de educação deduz 15% dos gastos com os juros da dívida do seu crédito à habitação, em contratos celebrados até 2011, até ao limite de 296 euros. Se a sua casa é arrendada, pode deduzir 15% dos encargos com as rendas até ao limite máximo de 502.

- Educação

Neste caso o limite à coleta é de 30%, com limite de 760 euros, nas despesas de educação ou formação profissional do agregado familiar.

Leia também: Os novos escalões de IRS

Caro leitor, não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre conselhos sobre as deduções na declaração de IRS. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *