Poupanças no Crédito Habitação

1

Para si que tem um crédito habitação, sabe que este consome uma fatia importante das despesas do seu orçamento familiar, e as poupanças no crédito habitação dão que pensar. Durante um certo tempo, as pessoas que detinham créditos habitação pensavam que negociando os spreads; a TAE; a adesão a outros produtos; a escolha da euribor a 3, 6 ou 12 meses; a entrada inicial com a instituição bancária; conseguiam a redução efetiva da sua prestação, mas com o clima económico atual, poupar no crédito habitação deve ser feito de uma forma mais abrangente, então que opções existem? Poupar dinheiro em créditos habitação é possível, desde que se siga um conjunto de critérios logo desde o início do contrato e se faça uma análise qualitativa das instituições bancárias.

Leia também: Crédito e euribor

Transfira ou renegocie o seguro multirriscos

Este seguro a exemplo de seguro de vida é inseparável aquando da existência de poupanças no crédito habitação, mostrando-se pouco atrativo com o passar do tempo em termos gerais. Faças as contas e calcule o custo benefício da mudança para outra seguradora mais competitiva. Tenha atenção ao contrato se existe a possibilidade de transferência de negociação e penalizações. Invista um pouco do seu tempo em consultar o mercado em termos de custo dos prémios e coberturas e tente negociar em conjunto os seguros de vida e multirriscos em várias seguradoras.

Poupanças no Crédito Habitação

Transferência do seguro de vida

Como todos sabem um crédito habitação implica a adesão a um seguro de vida, que muitas vezes é recomendado pelo próprio banco onde o crédito e feito. Só que as coberturas e o prémio normalmente não são os melhores face à concorrência, pondere então a transferência do seu seguro de vida associado ao crédito, para outra seguradora poupando desta forma dinheiro. Pode estar previsto uma penalização pela mudança de seguro de vida, se efetivamente assim for, calcule a diferença entre o novo prémio a pagar e a penalização e estenda isso no tempo da duração de contrato.

Leia também: Seguros considerações

Produtos sobre poupanças no crédito habitação

Se não sabe ao certo quanto paga e porquê, o melhor é consultar detalhadamente os seus extractos bancários e interrogar-se para onde vai o seu dinheiro. Tenha sempre presente a poupança, deve identificar os produtos e simplesmente corte eliminando o está a mais e não necessita ou substitua por outros idênticos e mais baratos. Exemplos práticos são os cartões de crédito, muitas vezes contratados aquando da contratação do crédito habitação, assim sendo se não for penalizado pela subida de spread, substitua por outros muitas vezes em promoção no seu banco.

Amortização de crédito antecipadamente

Já pensou em amortizar o seu crédito antes do tempo? Ora bem esta solução é vantajosa mas… exige disponibilidade financeira. As vantagens estão à vista, amortiza o capital em divida e logo vai pagar menos juros sobre a sua divida de crédito habitação, gerando automaticamente poupanças mensais a curto e a longo prazo. Na altura do natal e das férias, com os respetivos subsídios, pode fazer amortizações parciais. Neste caso da amortização antecipada, tenha especial atenção, se quando a TAE do seu crédito é muito baixa, pode existir opções de investimento mais rentáveis do que a amortização do seu crédito habitação.

 Leia também: Simulador de crédito habitação

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre as poupanças no crédito habitação. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Veja Também:

1 Comentário

  1. rjs Diz

    Parabéns por sua publicação.

Deixar Resposta