Emprego Dinheiro - Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Depósitos Prazo o que Sabe Sobre eles?

0

Depósitos prazo podem não ser bem iguais, devido ao tipo de remuneração que pagam, juros ou mesmo os prazos. Importa então saber para o perfil de cada um, como depositante conhecer melhor os aspetos mais relevantes destes produtos tão tradicionais, os depósitos prazo, comparando-os. 

Já foi abordado aqui no Emprego Dinheiro, outros temas relacionados, que podem ser consultados nestes artigos abaixo;

Depósitos a prazo os melhores

Depósitos indexados duais e simples

Fórmulas de calculo de juros

Pode receber todos os artigos através da nossa Newsletter.

depósitos prazo o que sabe sobre eles

Quais os aspetos a ter em conta nos depósitos prazo?

Reforços

Preveja sempre a possibilidade de poder reforçar o seu depósito prazo, mesmo a possibilidade de entrega única, seleccione sempre os depósitos que permitem reforços.

TANB

A taxa anual nominal bruta é, corresponde à remuneração de juros, mas sem a carga fiscal. Os juros dos depósitos são sujeitos a uma taxa liberatória de 25 por cento, pelo que dos 3,5 ou 4 por cento anunciados em muitos depósitos prazo só mesmo 75% desse valor será um ganho efetivo. Assim sendo só a TANL, taxa anual nominal líquida, deve ser considerada.

Exemplo: Depósito prazo com uma TANB de 3,5% terá uma TANL;                  

1-0,25)x3,5% = 2,6%

Depósito prazo de 2000 euros a 1 ano, os juros serão;

2000×4%=80 euros

Conselho, encontre depósitos prazo com TANL superior à da taxa de inflação.

Prazos

Os depósitos prazo normalmente são a 3 meses, 6 meses, 1 ano. Se eventualmente o cliente retirar o dinheiro antes do prazo acordado é penalizado, por isso deve levar em conta o tempo que deseja que o seu dinheiro esteja no banco para evitar a perda de juros, importante é conseguir comparar depósitos prazo e para isso vai precisar de perceber quanto paga cada conta.

Depósitos prazo oferecem os seguintes juros para um montante de 2000 euros: 3,5% de TANB a 6 meses e 4% de TANB a 3 meses, veja a remuneração nestes exemplos.

1º Exemplo – 2000eurosx3,5%x0,75/2 = 30euros

2º Exemplo – 2000eurosx4%x0,75/4 = 13,125euros

Conselho, ajuste o prazo do depósito no tempo e tendo em conta as suas necessidades.

Euribor

Quando vai fazer um depósito prazo, preveja sempre a evolução da Euribor. Se a taxa euribor nos vários prazos é de subida, deve então constituir um depósito prazo curto, com a ideia que acabando o prazo do depósito pode sempre encontrar uma remuneração mais conveniente. Mas se a euribor estiver a cair, um depósito prazo mais longo pode ser a opção, já que poderia ser difícil encontrar um depósito com melhor remuneração depois dos juros terem caído.

Conselho, deve escolher o prazo do depósito em virtude da tendência de evolução das taxas euribor.

Pagamento de juros

Existe depósitos prazo que efetuam o pagamento de juros na sua conta à ordem e outros que reinvestem os juros, ou seja acumulam.

Conselho, escolha sempre depósitos com capitalização de juros.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre depósitos prazo. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário, sobre a sua experiência sobre depósitos prazo.

Deixar Resposta