Emprego Dinheiro - Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Arrendar Casa Compensa?

0

Arrendar casa compensa? Com a nova lei do arrendamento recentemente em vigor, permitindo aos senhorios aumentar o valor das rendas mais antigas e congeladas, antes de 1990. Este ajustamento legislativo sobre arrendar casa, permite a negociação entre senhorio e arrendatário, caso falhem a justiça entra em campo. O senhorio apresenta uma proposta referente ao imóvel, e o inquilino tem 30 dias para apresentar uma contraproposta, se assim o entender.

Mas o senhorio pode denunciar o contrato, mas terá de pagar uma indemnização ao inquilino, de valor equivalente a cinco anos do valor da média das rendas propostas. As negociações sobre arrendar casa decorrem então até ao consenso, seja ele positivo ou negativo. Estas novas alterações à lei do arrendamento, entraram em vigor a 12 de Novembro do corrente ano e segundo a quinta avaliação de ajustamento, vai ser efectuado um estudo sobre o impacto destas medidas, se são ou não suficientes para tornar o mercado de arrendar casa mais flexível.

arrendar casa compensa?

Já foi abordado aqui no Emprego Dinheiro, outros temas relacionados, que podem ser consultados nestes artigos abaixo;

Alugar casas

Crédito e euribor

Como reduzir o imposto da sua casa

Vamos aos factos sobre arrendar casa então:

– Despejos rápidos

Se as rendas, encargos ou despesas não forem pagos durante dois meses, o arrendatário é notificado e o senhorio inicia o processo de despejo.

– Falta de pagamento

O inquilino pode invocar dificuldades económicas, desde que o rendimento anual bruto corrigido do seu agregado familiar seja inferior a cinco retribuições mínimas nacionais anuais equivalente a 2425 euros. Comprovado através do serviço de finanças competente.

– E na velhice?

Para quem tem mais de 65 anos ou um grau de incapacidade superior a 60% aplicam-se as regras de negociação, mas não pode haver despejo. A segurança social também pode ser interveniente em casos especiais de carência.

– Sem tribunais

Este diploma legislativo cria o balcão nacional do arrendamento, sem recorrer aos tribunais e visa a desocupação e entrega do imóvel e permite ao senhorio, pedir o pagamento das rendas, encargos e despesas em divida de arrendar casa.

Este programa apoia também o arrendar casa a jovens para residência permanente, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. Pode concorrer a este apoio se tiver até aos 30 anos e o apoio dura 3 anos. Pode também mudar de residência e continuar no programa, bem como proceder à sua interrupção. Para incentivar o arrendamento em zonas históricas foi aprovado um aumento da majoração de 10% para 20%.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas informações sobre arrendamento de casas. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, sobre arrendar casa e deixe um comentário, sobre a sua experiência.

Deixar Resposta