Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Alugar Casas: Vale a Pena?

0

Devido à conjuntura atual, as dificuldades de acesso ao crédito bancário estão a empurrar as famílias para alugar casas, cuja tendência nos próximos anos é para aumentar. Conclusão óbvia já a tirar, arrendar é aconselhável à compra de casa. Se forem efectuados cálculos, entre arrendamento e compra, depressa se chega à conclusão que a opção arrendamento é mais económica, tendo em vista, a parte fiscal, seguradora, condomínios, registos prediais etc.

Não esquecendo claro que na opção de compra, ao fim do tempo de pagamento ao banco, o proprietário tem posse plena do imóvel, sendo um activo, na opção de arrendamento a casa nunca é propriedade do inquilino. Segundo fontes do setor imobiliário, confirmam uma tendência de subida nas preferências dos Portugueses pelo arrendamento.

Com as mudanças legislativas a serem implementadas a curto e a médio prazo, alugar casas mais poderá beneficiar ainda mais o sector. Devido a esta pressão sobre os preços dos arrendamentos, que tem redundado em quebras no valor das rendas, não esquecendo que nos centros citadinos os valores podem ser mais elevados. 

Leia também: Como reduzir o imposto da sua casa 

Com as recentes medidas governativas de dinamização do mercado do arrendamento, estas medidas também se aplicam no sector público na referida mobilidade geográfica da função pública em dinamizar o mercado de arrendamento com a banca a ter de fazer ajustamentos, nomeadamente sobre os empréstimos hipotecários.

Com a crise que grassa e por inevitabilidade o desemprego, os trabalhadores do sector privado, estão sujeitos a uma maior mobilidade e por conseguinte, uma maior procura para alugar casas. As oportunidades sucedem-se, os negócios estão ao virar da esquina as mediadoras já criaram departamentos para gerir os arrendamentos, sendo uma saída viável para os empreiteiros e a banca dando saída aos imóveis à procura de destino.
 Cuidados que deve observar ao alugar casas

Arrendatários

  • Os arrendatários devem confirmar se os inquilinos, tem capacidade para suportar a renda estipulada.
  • No caso de incumprimento, diligenciar no serviço de finanças, segurança social e entidades bancárias.
  • Poderá e deve pedir uma caução de duas rendas, referente ao pagamento do primeiro mês.

Inquilinos

  • Os inquilinos devem em primeiro lugar visitar as instalações que pretendem alugar, para assim comprovar se as condições oferecidas se coadunam com as suas pretensões.
  • Devem exigir ao senhorio recibo da renda, o qual por si só constitui uma segurança para a eventualidade de algum conflito.
  • Como é estabelecido um contrato de arrendamento, devem constar direitos e deveres do arrendatário, bem como do inquilino e quem está sujeito ao quê.

Leia também: Sobreendividamento o que fazer

Não perca a oportunidade de seguir este vasto conjunto de dicas, sobre a possibilidade vantajosa e real de alugar casas. Transmita-nos as suas opiniões! E se já teve oportunidade de alugar casas, deixe um comentário, sobre a sua experiência.

Veja Também:

Deixar Resposta