Emprego Dinheiro - Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Como e onde Investir

0

Como e onde investir, devido à conjuntura económica e financeira em alguns países europeus a austeridade e a crise andam de mãos dadas, sendo quase impossível ficar alheio aos meios de comunicação social que tanto veiculam, sempre as mesmas mensagens, austeridade e mais austeridade, vezes sem conta. Mas será o investimento contrário à crise? A crise abre também novas oportunidades, esteja atento muita gente famosa fez a sua fortuna nestas ocasiões, mas a nossa experiência de vida deve ser levada em conta e a prudência deve afinal ser valorizada.

Já foi abordado aqui no Emprego Dinheiro, outros temas relacionados, que podem ser consultados nestes artigos abaixo;

Em que investir

Diversificação de investimentos

Investimentos financeiros e alocação de ativos

Devemos então classificar necessidades monetárias:

  • Poupança para aquisição de material informático – necessidade a curto prazo (1 ano), aplicar em depósitos a prazo ou fundos de mercado monetário.
  • Poupança para estudos dos filhos – necessidade a médio prazo (1 a 5 anos).
  • Poupança para efeitos de reforma – necessidade de longo prazo (mais de 5 anos), aplicada em fundos de pensões.

Perfis diferentes de risco, investimentos diferenciados:

  • Fundos de mercado monetário – perfil prudente, curto prazo
  • Fundos de obrigações ou mistos – perfil dinâmico, de médio prazo
  • Fundos de ações ou mistos – perfil de risco, de longo prazo

Para melhor orientação, na hora de investir em tempos apertados de crise, e nunca esquecendo a prudência, seguem-se um conjunto de atitudes a serem tomadas:

Depósitos a prazo, compare e negociei com os bancos a rentabilidade, aposte mesmo em depósitos no estrangeiro. Aposte em ações se quer ganhar, os mercados acionistas são os que mais rendem no longo prazo.
Não se deixe vencer pela emoção. Se não percebe, invista apenas no que conhece e percebe.

Cuidado com os conselhos de amigo sobre investimentos milagrosos que só alguns sabem.
Informação, estudo e análise nunca fizeram mal a ninguém. Controle os custos das comissões, a rotação da carteira de investimentos e o desempenho passado. A regra é diversificar o seu investimento levando em conta o seu perfil de risco e não incluir no seu investimento de médio e longo prazo valores que pode vir a necessitar.

Não perca a oportunidade de seguir este conjunto de regras, para o ajudar investir em tempos de crise. Transmita-nos as suas opiniões! E se já teve oportunidade de usar algumas destas dicas, deixe um comentário, sobre como e onde investir.

Deixar Resposta