Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Crédito e Euribor: Como Calcular

0
Crédito e euribor, os contratos de empréstimos à habitação podem ser contratados com taxa de juro variável ou com taxa de juro fixa. Este artigo pretende de uma forma clara e objetiva explicar a relação de interdependência entre o crédito, as taxas de juros e a indexante euribor.
 

 Empréstimos com taxa de juro variável

Como resultado a taxa de juro destes empréstimos resulta da adição de duas componentes: a indexante “taxa de juro de referência” e o spread “margem”, margem de lucro do banco. A taxa de juro euribor é o indexante utilizado nas operações de crédito, podendo o cliente optar por diferentes prazos, conforme achar mais conveniente, sendo os mais utilizados a euribor a 3, 6 e 12 meses. O spread é determinado e atribuído pela instituição de crédito a cada contrato, levando em conta, designadamente, o risco de crédito do cliente ou empresa e o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel, hipotecas e fiadores.

Crédito e euribor e dependendo da visão estratégia e comercial da instituição bancaria, o spread poderá ser reduzido ou negociado como contrapartida pela aquisição, necessariamente facultativa, de outros produtos da instituição como seguros, cartões de crédito ou mesmo investimentos diferenciados ou de poupança. Nos contratos de crédito à habitação com taxa de juro variável, as instituições de crédito não podem proceder à revisão do valor do indexante com uma periodicidade diferente do prazo desse mesmo indexante.

Tomando como exemplo: nos empréstimos em que o indexante seja a euribor a 6 meses, o valor dessa taxa só pode ser objecto de revisão de 6 em 6 meses. A mesma ordem de princípio se aplica aos outros prazos do indexante.

Empréstimos de taxa de juro fixa

Nos contratos de crédito contraídos a taxa de juro fixa, a prestação mantém-se inalterável durante o prazo estabelecido entre as partes para esta taxa no contrato. O período de taxa fixa pode não corresponder ao prazo total do empréstimo, mas se for contraído um empréstimo a 20 anos com taxa fixa a 5 anos, no final deste período contratual esta taxa poderá ser revista. Em princípio, as taxas fixas aplicadas pelas instituições bancarias assumem como referência as taxas swap, adicionando a esta um spread.

Resumidamente a taxa de juro resulta, assim, da soma da taxa de juro de referência e do respectivo spread. A taxa de juro swap apresenta diferentes valores para prazos diferenciados, designadamente, 1 ano a 10, 12, 15, 20, 25 e 30 anos. Para um crédito com taxa fixa a 5 anos, a taxa de referência estará relacionada com o valor da taxa swap a 5 anos e a prestação vai manter-se fixa durante esse tempo.

Indexante, crédito e euribor

O principal indexante da zona euro é a euribor “European Interbank Offered Rate”, sendo a taxa de referência do mercado monetário interbancário. Esta referida taxa apresenta valores diferenciados consoante o prazo temporal: 1 mês, 3, 6, e 12 meses. Diariamente às 11 horas “CET”, o cálculo da euribor é avaliado sendo o resultando da média das cotações fornecidas por um conjunto de bancos referenciados. A euribor é o indexante usado nas operações de crédito à habitação com taxa de juro variável. O valor do indexante a aplicar aos contratos de crédito, aquando da respectiva fixação ou revisão, resulta da média aritmética simples das cotações diárias do mês antecedente ao período decorrido da contagem de juros.

Convenção de cálculo

A euribor é calculada com base na convenção actual/360. Na generalidade é nesta base que as taxas euribor é utilizada. Mas, pode calcular-se também a euribor com a convenção actual/365 da seguinte maneira:

[clip_image0013.gif]

O microcrédito

Os prazos e os indexantes são alvo de controlo por parte do banco central obedecendo a diretivas e legislação aplicável, salvaguardando intuições e clientes. 

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre crédito e euribor. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário sobre crédito e euribor.

Veja Também:

Deixar Resposta