Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Value at Risk, VaR

0

Value at Risk, VaR normalmente como medida de risco é geralmente referida a volatilidade da carteira de investimentos. No sentido em que quanto maior a volatilidade maior a incerteza (variância) em torno da rendibilidade esperada para a carteira. Value at Risk  é constituída em unidades monetárias ou em percentagem do valar da carteira e refere-se à perda esperada, num determinado espaço de tempo e com um dado grau de confiança.

VaR

Sabe o que é Value at Risk? 

É a função de três parâmetros: distribuição, volatilidade e correlação das taxas de rentabilidade dos ativos constituintes da carteira de investimento. Comutativamente o value at risk é apurado pela seguinte fórmula:

VaR                                                                                                                    

Sendo Vp o valor de mercado da carteira p, zα o valor crítico da distribuição considerada (por exemplo, a normal) para o nível de confiança α (por exemplo, 95%),e σp o desvio-padrão da carteira P. Frequentemente, o pressuposto da “normalidade” das taxas de rendibilidade não se verificam na realidade.

Neste sentido, existem outras formas de cálculo do VaR, com base num histograma de taxas de rendibilidade, apura-se o valor (VaR) value at risk do qual ocorreram 95% das ocorrências.

A resposta não é fácil o modelo utilizado deve ter em consideração o tipo de ativos analisados (ações, obrigações, derivados) e a aderência da amostra de taxas de rendibilidade utilizada na estimativa das volatilidades e correlações, ao horizonte temporal do VaR.

Value at Risk, VaR

Sendo assim a abordagem VaR normalmente como medida de risco é geralmente referida a volatilidade da carteira de investimentos. No sentido em que quanto maior a volatilidade maior para gestão de risco visa consolidar de uma forma consistente, um nível da organização ou entidade, os riscos inerentes a um portfólio de várias classes de instrumentos financeiros.

Os resultados são expressos como um único número o VaR em termos de perda esperada de máximo, o intervalo de confiança da perda (por exemplo, 1%) e o número de dias do período de risco (por exemplo, seis dias).

Apesar de o Value at Risk, VaR ser amplamente aceite pelos profissionais, académicos e reguladores como um componente chave das melhores práticas de gestão de riscos. Os produtos value at risk VaR disponíveis no mercado tendem a ser adequados apenas para instituições financeiras e outras organizações de grande porte devido à sua complexidade e alto custo.

Compreensão e gestão do risco é no entanto, tão importante para privados, investidores e pequenas e médias organizações, como são para organizações muito grandes.

Organizações e investidores em geral precisam de respostas. As respostas a estas perguntas será menor em valor absoluto para entidades de pequeno porte e operadores privados.

Mas não são proporcionalmente tão críticas quanto o são para grandes organizações para a gestão de risco. Value at risk VaR ferramentas tem por objetivo colocar a análise e gestão de risco utilizando a estrutura value at risk VaR ao alcance do investidor de pequenas e medias organizações, bem como os tradicionais usuários de grandes empresas de value at risk VaR.

A ferramenta de software de suporte e abordagem padrão, RiskMetrics, desenvolvido pela JP Morgan, que estão incluídas na versão completa da Hoadley Add-in  fornece um conjunto poderoso de ferramentas de cálculo e para a montagem e verificação da base de informações (matrizes de correlação, fluxo de caixa, mapas), que são usadas como entradas para o processo.

A perda máxima não deve ser ultrapassada com um dada probabilidade (intervalo de confiança) durante um determinado número de dias. Por exemplo, só há uma chance de 5% para as perdas de uma dada empresa seja superior a 20 milhões de euros nos próximos seis dias.

Esta é a a medida VaR clássica. Valor com Risco Condicional (CVaR): O tamanho médio da perda que se pode esperar quando excede o nível de value at risk VaR é a perda em percentagem que se pode esperar ao longo de um determinado número de dias.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações sobre o VaR. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies