O que são Hedge Funds

0
Desta vez vão ser debatidos o que são fundos de cobertura de risco, hedge funds,  são fundos que, dados os títulos em que investem, procuram minorar o risco suportado pelos investidores. Os Hedge funds são conhecidos como fundos especulativos ou de gestão alternativa, recorrem a estratégias de gestão diversificados com o objectivo de obter rendimentos positivos com os hedge funds independentemente da evolução dos mercados. Um exemplo é que o fundo pode adquirir acções de um determinado título com expectativa de valorização de 15%.


Em simultâneo emitir opções Put (Direito a vender determinado título a determinado preço em determinado momento). Se as ações se valorizarem conforme esperado, a opção put não é exercida e obtém-se o ganho de 15%.Se a valorização pretendida não for atingida, exerce-se a opção Put nos hedge funds (por preço superior ao de mercado) obtendo-se ganhos. Claro que a opção tem um custo implícito e pese embora o facto desta estratégia poder impedir o fundo de obter ganhos espectaculares, garante que as perdas são minoradas caso não se cumpram as expectativas.

Recorrentemente estes fundos transformaram-se em fundos altamente especulativos, que em busca de elevadas taxas de rentabilidade, mais do que fundos de cobertura de risco, são fundos que apostam em operações a descoberto no mercado de futuros, como aconteceu recentemente com os CDS (Credit Default Swaps) das dívidas sujeitas ao corte de rating, em que os investidores apostam massivamente, p.e., na valorização futura desses títulos, gerando pressões para que assim aconteça efetivamente.

O princípio do hedge funds pode ser definido como: comprar as ações que se espera vir a subir, vendendo ao mesmo tempo as ações que se pensa irem baixa, ou uma postura de neutralidade protegendo-se alternadamente contra as subidas e as descidas. Mas na prática, muito poucos hedge funds são verdadeiramente neutros. Alguns conseguem resultados bastante melhores que as bolsas, mas o inverso também é verdade. Os hedge funds têm vários inconvenientes: ausência de controlo e informação do investidor; preponderância excessiva da capacidade e da honestidade do gestor; falta de liquidez quando as bolsas atravessam momentos menos bons; montantes mínimos elevados que limitam a diversificação, dos hedge funds.

Veja Também:

Deixar Resposta