Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Hedge Funds: O Que São

0
Desta vez vamos falar de fundos de cobertura de risco, hedge funds, são fundos que, dados os títulos em que investem, procuram minorar o risco suportado pelos investidores. Os Hedge funds são conhecidos como fundos especulativos ou de gestão alternativa, recorrem a estratégias de gestão diversificados. O objetivo de obter rendimentos positivos com os hedge funds independentemente da evolução dos mercados. Um exemplo é que o fundo pode adquirir ações de um determinado título com expectativa de valorização de 15%.

hedge funds

Hedge Funds: saiba o que é e como funcionam

Em simultâneo emitir opções Put (Direito a vender determinado título a determinado preço em determinado momento). Se as ações se valorizarem conforme esperado, a opção put não é exercida e obtém-se o ganho de 15%.Se a valorização pretendida não for atingida, exerce-se a opção Put nos hedge funds (por preço superior ao de mercado) obtendo-se ganhos. Claro que a opção tem um custo implícito e pese embora o facto desta estratégia poder impedir o fundo de obter ganhos espetaculares. Garante que as perdas são minoradas caso não se cumpram as expectativas.

Recorrentemente estes fundos transformaram-se em fundos altamente especulativos, que em busca de elevadas taxas de rentabilidade, mais do que fundos de cobertura de risco. São fundos que apostam em operações a descoberto no mercado de futuros. Aconteceu recentemente com os CDS (Credit Default Swaps) das dívidas sujeitas ao corte de rating, em que os investidores apostam massivamente, p.e., na valorização futura desses títulos, gerando pressões para que assim aconteça efetivamente.

O princípio pode ser definido como: comprar as ações que se espera vir a subir, vendendo ao mesmo tempo as ações que se pensa irem baixa. Uma postura de neutralidade protegendo-se alternadamente contra as subidas e as descidas. Mas na prática, muito poucos hedge funds são verdadeiramente neutros. Alguns conseguem resultados bastante melhores que as bolsas, mas o inverso também é verdade.

Os hedge funds têm vários inconvenientes: ausência de controlo e informação do investidor; preponderância excessiva da capacidade e da honestidade do gestor. A falta de liquidez quando as bolsas atravessam momentos menos bons; montantes mínimos elevados que limitam a diversificação, dos hedge funds.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies