Assume o Risco?

0

Risco e retorno nos mercados financeiros é uma relação incontornável, esta relação, ou Tradeoff, assenta no princípio e assume o risco de que o retorno potencial de um investimento aumenta com um acréscimo, diretamente proporcional. Um reduzido nível de incerteza (baixo risco) tem sempre associado um retorno modesto. Em oposição, um elevado nível de incerteza tem associados retornos potenciais elevados.

assume o risco

Explicando melhor, um investidor que deseje manter um elevado grau de segurança em relação à preservação do seu capital não poderá ambicionar um nível de retorno muito elevado. Já o investidor que ambiciona uma rentabilidade elevada para os seus capitais, reconhece que, não existindo o mundo ideal onde se obtêm elevadas rentabilidades sem risco, o retorno futuro do seu investimento incorre numa variabilidade (volatilidade) acrescida. Assumir algum risco é o preço a pagar para poder alcançar rentabilidades superiores.

Risco elevado não é, porém, forçosamente igual a ganhos ou perdas elevadas. Risco elevado aumenta o ganho ou a perda potencial. O risco deve ser gerido mas não pode ser eliminado, uma vez que não existe retorno sem risco. Resumindo, cada investidor deve procurar o seu ponto de equilíbrio, o risco está sempre presente: aquele ponto em que a rentabilidade alcançada o satisfaz, mas que lhe permite ainda dormir tranquilo. As melhores oportunidades acarretam muitas um grande risco, e quem perde uma grande oportunidade corre o risco de ficar o resto da vida a pensar nela.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações como assume o risco. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Veja Também:

Deixar Resposta