Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Índices Bolsistas e Mercados

0

Índices bolsistas podem ser classificados de diversas formas. Neste artigo é analisado como se classificam pela sua abrangência, segundo a metodologia de construção da forma de ponderação dos títulos e pela forma de cálculo da rentabilidade. Basicamente podemos ter índices bolsistas de base alargada que refletem o movimento do conjunto de preços no mercado. índices bolsistas especializados que se concentram em sectores específicos do mercado.

Índices Bolsistas

Índices do mercado de ações

Observe-se o caso dos índices bolsistas éticos, índices especializados que apenas incluem empresas. Satisfazem determinados critérios ecológicos e sociais (ambiente, condições de trabalho, segurança dos produtos, relações com as comunidades onde se inserem, direitos humanos).

Obviamente, estes índices contemplam uma dimensão subjetiva. De acordo com esta classificação temos índices bolsistas ponderados pelo preço, em que o preço de cada ação do título é o que é considerado no valor do índice bolsista, pelo que o peso de cada ação no índice é proporcional ao seu preço. Por exemplo, um título com um preço de €200 terá um peso dez vezes superior ao de outro que é cotado a €20.

Um índice bolsista nos mercados financeiros, apresenta o risco da sua evolução não retratar com exatidão a evolução do valor de mercado quando as empresas têm os títulos cotados a preços inferiores. Determinada a variação no preço de uma ação com elevadas cotações influencia o índice mais fortemente do que a mesma variação de preço numa ação com cotações baixas.

No entanto, podem-se observar índices bolsistas ponderados pela capitalização bolsista. O peso de cada ação nos índices bolsistas é ponderado pelo valor total de mercado das suas ações, o que introduz a dimensão da empresa como fator relevante.

Uma pequena variação no preço de ações de grandes companhias tem um impacto maior sobre índices bolsistas do que uma grande variação de preço numa pequena empresa. Por fim, podemos ter índices bolsistas ponderados pelo número de títulos em que a ponderação do preço dos títulos é feita relativamente ao seu número em vez de o ser em relação ao seu valor.

Normalmente é feita uma crítica ao índice ponderado pela capitalização bolsista. Apesar da moderna teoria do portefólio considerar que a estratégia ótima para o investidor é possuir o portefólio de mercado, testes empíricos mostram que estes índices não são eficientes. Logo, a sua utilização não constitui necessariamente a melhor estratégia.

Que índices bolsistas existem?

Eles conduzem a estratégias que seguem uma tendência, o que é incompatível com combinações ótimas de risco/rentabilidade esperados. A capitalização bolsista é aparentemente a que melhor refletem o comportamento do mercado. Uma grande empresa pode estar com um comportamento anormal ao resto do mercado e isso se refletir sobre índices de futuros.

Sendo assim podemos ter índices Full Capitalization, que são índices que ponderam as ações pela capitalização total das ações, ou seja, pelo valor de mercado. Índices Float Adjusted que são índices que ponderam as ações pela capitalização bolsista apenas das ações que estão disponíveis para negociação em vez da quantidade total de ações. Índices bolsistas Equal Weight segundo os quais todas as ações têm a mesma ponderação.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies